Quantcast
Channel: PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporâneamemória | PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

1º Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do PACC

$
0
0

O 1º Encontro de 2011 dos pesquisadores do Programa de Pós-Doutorado em Estudos Culturais do PACC aconteceu no dia 7 de abril, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, onde foram apresentadas as seguintes pesquisas:

# Apresentação da pesquisa “Culturas da Periferia, Culturas Digitais e Cidadania: Por uma Articulação dos Estudos Culturais com a Crítica da Economia Política”, do Professor Marco André Feldman Schneider, sob a supervisão da Professora Heloisa Toller. Schneider é pesquisador visitante do PACC, iniciando com esta apresentação o seu estágio pós-doutoral.

Esta pesquisa busca aparar arestas no diálogo entre os Estudos Culturais e a crítica da economia política de inspiração marxiana, com o intuito de elaborar um quadro conceitual articulado, que nos permita contribuir para a compreensão de alguns fenômenos contemporâneos relacionados à relação entre culturas da periferia, culturas digitais e cidadania.


#
Apresentação do Relatório Final da Pesquisa “Astúcias da Memória: imagens, narrativas de espaço e práticas cotidianas dos moradores da cidade de Sobral/CE“, pelo Professor Nilson Almino de Freitas, sob a supervisão da Professora Ilana Strozenberg. Freitas é pesquisador visitante do PACC e com esta apresentação dá por encerrado o seu estágio pós-doutoral.

Este trabalho trata de experiência de pesquisa na cidade de Sobral, Ceará, tombada como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999. A proposta é discutir as percepções compartilhadas entre moradores sobre a cidade modificada após a implementação desta política de preservação. A partir das narrativas destes moradores a História oficial, que tende a elaborar identificações genéricas pautada na homogeneidade cultural, vai ser revista. A pesquisa desconstrói a sistematicidade linear na criação de um tempo organizado em etapas (ciclos econômicos), essencialismos nas características marcantes no “sobralense”, a distinção e caráter especial da coletividade (“sobralidade triunfante”), sem entrar no mérito se a versão oficial tem razão ou não. Relativiza-se, a partir da história circunstancial (MARTINS, 2002), a ideia da opulência e da tradição de Sobral. Entende-se aqui que a História oficial é uma dentre várias possíveis de serem registradas. O filme Sobral no plural (51 min.) é uma repercussão deste trabalho ou a expressão em forma de documentário do relatório de pesquisa.


#
Palestra “Imaginando a Cidade Maravilhosa: espetáculo e branding”, ministrada pela Professora Beatriz Jaguaribe, pesquisadora associada do PACC, docente da ECo/UFRJ, convidada pela coordenação do Pós-Doc para fazer a palestra de abertura do 1º semestre letivo de 2011.

Nesta apresentação, a autora enfoca o branding contemporâneo da cidade do Rio de Janeiro, enquanto cidade maravilhosa. Para tanto, analisa as reformas urbanas e os  imaginários sobre a cidade que estão sendo ativados mediante o megaevento das Olimpíadas de 2016. Contrasta, neste sentido, o momento contemporâneo com os ideários de modernidade, civilidade e cosmopolitismo encenados para a exibição internacional comemorativa do Centenário de 1922. Em sua análise comparativa destes eventos, busca explorar: as relações entre os itinerários do maravilhoso popular e artístico e as estratégias contemporâneas do branding; os ideários sobre a cidade “ideal” e a modernidade “desejada” em 1922 e no momento contemporâneo; as mediações midiáticas no certame de 1922 e no futuro megaevento de 2016.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6